Projeto Caritas

A trajetória da missão institucional presente no Brasil, desde o início, foi fortemente marcada pela missão de cunho educativo, e inserindo-se na tarefa educacional durante 30 anos nas quatro unidades do Caritas Gakuen: Jardim da Saúde, V. Carrão, V. Sônia e Guarulhos.

A Congregação foi percebendo uma certa dificuldade do poder público em ajustar a área da educação a qual se configurava as mazelas sociais que, inclusive, até hoje estão presentes no Brasil. Um grande número de crianças, adolescentes e jovens excluídos do direito de estudar, não formando os cidadãos conscientes, responsáveis e capacitados para o exercício pleno de sua cidadania, as Irmãs Caritas que consideraram este amplo contexto de contradição, e no confronto com a missão institucional de lutar e trabalhar ao lado da população socialmente vulnerabilizada, fundaram a Escola Caritas no bairro de S. Mateus na Zona Leste.

Foi assim que surgiu o Projeto Caritas, uma oportunidade de promover a vida com uma educação de qualidade, favorecendo o desenvolvimento integrado das potencialidades físicas, intelectuais, espirituais, psicológicas e sociais das crianças, adolescentes e jovens do Bairro de São Mateus. Este desafio não foi simplesmente assumido como um trabalho educacional, mas como uma missão para educar.

Assim, o Serviço de Ação Social e Educacional se torna uma das molas propulsoras da transformação social através da emancipação plena das famílias, da infância, da adolescência e da juventude.