Nossa Senhora Auxiliadora, a quem Dom Bosco tinha grande devoção e acreditava fielmente na sua intervenção, teve grande influência no início da Congregação Salesiana nos momentos mais difíceis.
Na igreja, a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora surgiu após a vitória da armada cristã na Batalha de Lepanto no ano de 1571, quando os cristãos, invocando a intercessão de Maria, derrotaram os turcos.
O Papa Pio VII instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora em 1815, em comemoração ao seu retorno triunfal ao trono após ser liberto pela intervenção de Maria.
São João Bosco adotou para sua Congregação Salesiana, Nossa Senhora Auxiliadora, comemorada no dia 24 de maio, como Protetora de sua obra educacional e religiosa.
A nossa Congregação nasceu em Miyazaki, no Japão, em 1937. O Pe. Vicente Cimatti, vendo a necessidade de continuar os trabalhos realizados pela Associação de Maria, fez o convite ao Pe. Antônio Cavoli, nosso fundador, para fundar uma congregação feminina japonesa para atender a população local. A congregação das Irmãs da Caridade de Jesus, que faz parte da Família Salesiana, recorreu ao auxílio de Nossa Senhora Auxiliadora no início de sua fundação, atribuindo a Ela muitas graças e a proteção durante o período da Guerra Mundial. Nossa Senhora Auxiliadora é um dos alicerces que sustentou e fez crescer a nossa congregação no mundo inteiro, sendo hoje espalhada por 16 países onde a caridade é semeada e a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora é proclamada. Nesse mês dedicado a Ela, que é nossa Mãe, não podemos nos esquecer de sua proteção e auxílio para todas as mães, que comemoram no dia 11/05, o “dia das mães”. Que Nossa Senhora Auxiliadora proteja, ilumine e abençoe todas as mães, a Família Salesiana e a nossa Congregação com muitas graças e inúmeras vocações para o rebanho do Senhor.
