Ensino Médio

Ensino Médio 2015
O Ensino Médio da Escola Caritas consolidará ao longo dos 3 anos uma formação geral do aluno, aprofundando os conhecimentos já adquiridos no ensino fundamental e articulando-os ao desenvolvimento de diferentes competências e habilidades necessárias ao cotidiano atual além do preparo para o mundo do trabalho e ingresso nas faculdades e universidades. Visa-se o pleno desenvolvimento espiritual, intelectual e moral, tendo em vista a consolidação do caráter do jovem para efetiva participação no meio social.

Objetivos específicos:

  • Preparação básica para o trabalho e cidadania, para continuar aprendendo e sendo capaz de compreender, se adaptar e transformar o contexto onde estiver inserido.
  • Formação como pessoa humana, incluindo uma base ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico objetivando o bem estar comum e social.
  • Sistematização dos fundamentos científico‑tecnológicos relacionando a teoria com a prática de cada área de conhecimento, visando a ampliação da visão de mundo e noção de globalização e preparo para o ingresso no ensino superior.

Conteúdo:

  • línguas portuguesa, inglesa e espanhola
  • história, geografia, filosofia e sociologia
  • matemática, biologia, química e física
  • artes
  • ensino religioso
  • educação física
  • projeto de orientação vocacional (Projeto Identidade)

A matriz curricular do Ensino Médio equilibra o conteúdo de ensino de todas as áreas. As atividades de formação prevêem a realização de projetos de pesquisa proporcionando o uso adequado de ferramentas como a informática e o uso da biblioteca, além de atividade de saídas pedagógicas (visitas às empresas, centros culturais, teatros etc).

Além destas, estão previstas como principais estratégias de ensino-aprendizagem atividades teóricas e práticas (em nossos laboratórios de Química, Física e Biologia), de leitura e produção escrita (principalmente, em Língua Portuguesa, que trabalhará a língua, literatura e redação), entre outras ações educacionais.

Com a preocupação na continuidade dos estudos dos jovens, são realizados micros-simulados e simulados globais preparatórios para os vestibulares tradicionais e também para as avaliações do ENEM.

Material didático: o Ensino Médio adota o Sistema de Ensino Poliedro, além de outros materiais selecionados pelos educadores como recursos para o desenvolvimento dos objetivos de ensino e aprendizagem deste nível.

Projeto Identidade

Ao término do Ensino médio poucos jovens estão preparados para iniciarem sua vida acadêmica a maioria dos alunos ao terminar o Ensino Médio encontram-se duvidosos a respeito de qual profissão escolher e muitas vezes carecem de uma orientação vocacional para efetuar uma escolha profissional.

O projeto Identidade foi criado com o objetivo de auxiliar os alunos a identificarem e reconhecerem os variados cursos oferecidos nas Universidades e/ou Faculdades, além de despertar a necessidade e o interesse pelos estudos, e a sua importância para o seu ingresso nos cursos de seu interesse e possibilitar informações sobre bolsas educativas e financiamentos educativos.

Para isso a Escola Caritas promove contatos com profissionais e especialistas de diversas áreas, para conhecer melhor cada profissão com palestras e participações em feiras, eventos e orientação vocacional para uma escolha consciente e o despertar da vocação para uma determinada profissão.
ENSINO MÉDIO